quinta-feira, 22 de abril de 2010

Primeiro Mês

Graça e paz, irmãos!

Já faz um mês que estamos em Bissau, mas a sensação é de estarmos aqui há muito tempo! Tem faltado água em nossa casa quase todos os dias, e estamos aprendendo a buscar água com balde no poço, como os nossos amigos guineenses. E sempre que chega água à noite em nossa casa é uma festa. Bem, o Senhor tem nos ajudado a cada dia e nos dado todo o suporte de que necessitamos.

Este fim de semana foi bem cheio, mas muito recompensador. Este mês fomos visitar a Pediatria do Hospital Público Simão Mendes, juntamente com as senhoras da Igreja Central de Bissau. Tivemos um tempo pra cantar e brincar com elas, entregamos brinquedos e iogurtes, e a líder das senhoras trouxe uma palavra de esperança e encorajamento para os familiares que estavam ali. Sentimos o amor do Pai para com aquelas crianças, que com alegria receberam a nossa visita.

No domingo de Páscoa (04/04) fomos a um culto chamado “Culto da Alvorada”, onde todos os irmãos das Igrejas Evangélicas africanas de Bissau se reúnem numa quadra de futebol antes do sol nascer, para celebrarem a ressurreição de Cristo, que é a nossa salvação. Foi um culto muito alegre, cheio de cânticos de louvor, dança e gratidão ao Senhor!

Ainda no domingo cada uma de nós da equipe foi conhecer a sua Igreja onde irá trabalhar este ano. A Alessandra foi para Igreja no bairro de Perfine 1, que lembra uma aldeia no interior de Bissau. A Suelen foi para a Igreja no bairro de Bono 2. A Betsaida foi para Igreja do bairro de Zona 7, em ambas igrejas já trabalhamos ano passado. E eu (Tirza) fui para a Igreja de Cutumadina. Em cada uma de nossas igrejas os irmãos nos acolheram com alegria e gratidão ao Senhor por apoiá-los no decorrer deste ano.

A Alessandra está ensinando uma disciplina no STEB (Seminário Teológico Evangélico de Bissau), substituindo um professor que está viajando. Ela também foi convidada para pregar em um domingo na Igreja Central de Bissau (a qual estamos ligadas), enquanto a Suelen tocou junto com o ministério de louvor da Igreja. Foi muito edificante ver o agir do Senhor durante o culto.

Na quinta-feira (01/04) houve um ação militar contra o primeiro ministro do país e o chefe de estado maior, ambos foram presos, mas logo o primeiro ministro foi solto após um manifesto do povo. O chefe de estado permanece preso. Foi um dia bem tenso para os guineenses, pois depois da guerra de 1998, qualquer tumulto que acontece eles tem medo que dê origem a outra guerra.
Apesar de que o bairro onde moramos não é próximo ao centro da cidade, percebemos o quanto o povo estava apreensivo. O dia inteiro todos ficaram retirados em suas casas, as ruas estavam silenciosas, não havia nem crianças brincando lá fora.

No dia seguinte tudo voltou ao normal. As pessoas já estavam nas ruas, e nós mesmas fomos até o centro fazer compras e o povo estava como se nada tivesse acontecido no dia anterior. Ficamos muito felizes com a ação do Senhor! A palavra que Ele nos trouxe foi: “Se o Senhor não vigiar a cidade, em vão vigiam as sentinelas.” (Sl 127:1)Depois dessa experiência, temos entendido melhor o chamado de Deus para sermos intercessoras e tapadoras de brechas sobre o povo guineense.

Irmãos, orem para que o Senhor nos dê poder e sabedoria para todo o trabalho aqui em Guiné-Bissau. Essa semana começaremos a atuar mais nas Igrejas para onde cada uma de nós foi direcionada. Orem para que o Pai nos guie em todo o Seu querer, pois afinal, Ele é o Dono da obra e Senhor da Igreja!!!

Obrigado por estar lendo este texto, por nos acompanhar em oração e estar juntamente conosco nesta missão em Bissau.

Abraços fraternais, unidos pelos laços de Cristo,

Tirza, Alessandra, Suelen e Betsaida.