quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Sobre os dois útimos meses...


Já se passaram 8 meses desde o primeiro dia que chegamos aqui em Bissau. Havia planos em nossos corações e grandes desafios a vencer. Quando entramos pela 1. vez em nossas igrejas que trabalhamos ao decorrer deste ano havia muitas expectativas tanto de nossa parte quanto da parte dos irmãos que nos receberam.

Na Igreja de Zona 7, havia em média 3 jovens que freqüentavam o culto da juventude. A Betsaida trabalhou ativamente com estes jovens com discipulado, ensino da Palavra, dinâmicas e atividades semanais. Eles frutificaram, hoje são em média 15 jovens e um líder que foi treinado durante este período. Cremos que eles darão muito mais frutos para o Senhor.
Este mês, ela encerrou a série de estudos sobre namoro, encorajando-os a buscá-la para aconselhamento nesta área. Ainda no mês de Outubro ela ministrou para o departamento de Homens da Igreja Central.

Na Igreja de Perfini 1, já havia um pequeno número de adolescentes na classe de EBD. A Alessandra pôde acompanhá-los durante estes meses, ensinando-os aos domingos, em EBF e gincanas bíblicas.
Hoje a classe de adolescente multiplicou e cremos que muitos ainda virão. Com a doação de bíblias vinda da Igreja dela no Brasil, muitos irmãos hoje tem acesso a sua própria bíblia.
O treinamento para os professores que ensinam nas classes de EBD mais distantes da Igreja, também frutificou. Este mês ela pôde acompanhar este trabalho de perto, indo juntamente com estes professores evangelizar essas aldeias que eles já trabalham.

Em Bonu 2, havia a necessidade de revitalizar a classe de adolescentes. A Suelen iniciou este trabalho aos sábados, mas ela logo percebeu que o número de crianças sempre excedia ao de adolescentes. Assim, as crianças se tornaram o seu alvo, e foram dias de ensinamento da Palavra, EBF e evangelismo. Também os jovens foram despertados para estruturar o louvor da Igreja. Como também, tem-se visto o crescimento desta classe de EBD dos pequenos no bairro de Cutum. Ao Senhor toda glória! E no início de Outubro ela, ficou responsável de organizar a 3a Conferência Missionária na sua igreja, que teve o tema “Igreja Viva” durou 5 dias, com seus respectivos palestrantes. Assim como tem ministrado sobre Adoração aos domingos de outubro.

Na igreja em Cutumadina havia a necessidade de organizar a classe de adolescentes, alguns poucos freqüentavam a EBD. Eu (Tirza) juntamente com um líder da igreja, iniciamos este trabalho, após ensinamento da Bíblia, gincana bíblica e EBF, hoje já são em média 13 adolescentes assíduos aos sábados. Também junto com outro líder iniciamos a classe de EBD de Zamora, no início as crianças cabiam em uma esteira, hoje já ocupam duas esteiras cheias embaixo de uma árvore com boa sombra. Este mês de Outubro, concluímos as aulas do Antigo e Novo Testamento e alguns adolescentes conseguiram memorizar todos os 66 livros, foi possível sortear 4 bíblias entre eles. Também, neste mês a juventude me convidou para ministrar sobre “Namoro Cristão”, o tema foi abordado com filme e palestra. Vemos o crescimento desta igreja que está nascendo, e cremos que continuará dando muitos frutos.

A Roseni e a Tirza, continuam a lecionar no STEB neste semestre que terminará em fevereiro de 2011, as disciplinas “Método de estudo bíblico” e “Metodologia da pesquisa” respectivamente.

O prático Bissau 2010 da equipe do CTMDT encerra em meados de Novembro. A Betsaida, a Suelen e a Alessandra saem daqui de Bissau dia 20 de novembro rumo ao Brasil, convictas que Deus continuará usando-as para expandir o Reino de Deus onde Ele as enviar.

A Tirza e a Roseni permanecem em Bissau por mais um espaço de tempo. Uma nova equipe do CTMDT virá no próximo ano, para prosseguir com o trabalho aqui em Bissau.

E como uma plantação de arroz tem-se visto as sementes da Palavra, lançadas por tantos missionários no decorrer dos anos, crescendo através das vidas, e nós continuamos a semear.
Deus é o dono da Seara, e cremos que Ele continuará enviando ceifeiros para anunciar a Palavra das boas novas para este povo tão amado por Ele. Como afirmou o apóstolo Paulo: “por isso nem o que planta nem o que rega têm importância, mas sim Deus que faz crescer.” 1 Cor. 3.7
A nós fica a alegria de participar deste grande projeto de Deus para esta nação, e de sermos cooperadores do Reino. A Deus toda glória e a você a nossa sincera gratidão.

Abraços fraternais em Cristo!

Alessandra, Betsaida, Suelen e Tirza.