terça-feira, 25 de maio de 2010

Tempo de investir em Bissau


Olá queridos, é uma alegria poder compartilhar com vocês de mais um mês que temos passado em Bissau. Estamos bem instaladas em nossa casa, a água esta normalizando a noite e fizemos um contrato de luz, então, temos luz por algumas horas todas às noites, o que é excelente, pois estamos no período de muito calor aqui em Bissau.

Este é o tempo da colheita do caju e da manga o que tem favorecido a renda dos guineenses. As mulheres saem de suas casas para coletar caju nas imensas plantações nos interiores de Bissau. Elas separam as castanhas para exportação, e a fruta pilam em grandes cantoneiras feitas de casca de árvore, o sumo escorre em bacias que utilizam para venda de suco e produção da Cana Bordão, que é o sumo de caju fermentado e com teor alcoólico, vendido a baixo custo na feira pública. É neste período também que é comum ver jovens embriagados com mais freqüência devido à facilidade em comprar esta Cana do Caju.

Quanto à equipe, com o decorrer deste mês nos habituamos mais com os irmãos e as atividades em nossas igrejas. Em Perfine1, a Alessandra tem ensinado a classe dos adolescentes na Escola Dominical que tem crescido, e também teve a oportunidade de pregar no culto de domingo em sua igreja. Como também, participou do piquinique com os jovens e adolescentes no feriado de 1. de Maio, pregando e auxiliando neste período de lazer de sua igreja.

Em Bonu 2, a Suelen tem ensinado os adolescentes. Após nossas atividades nesta igreja ano passado, muitos adolescentes esfriaram na fé e se afastaram da igreja por falta de pessoas para trabalhar com eles, a presença missionária na igreja tem reanimado a fé destes futuros líderes.

Em Zona 7, a Betsaida tem ensinado os jovens da igreja, o que tem sido muito motivador para eles, pois, iniciaram este ano o culto de jovens, e este acompanhamento tem edificado o crescimento espiritual deles. Assim como, teve a oportunidade de pregar no culto em sua igreja. Em Cutumadina, ensinamos uma nova classe de Escola Bíblica para crianças em uma escola próximo a igreja, o que permite evangelizar mais crianças no bairro. Este mês de maio estamos pregando aos domingos e tivemos a oportunidade de participar da primeira ceia da nossa igreja. Ainda em abril, fomos convidadas a participar da reunião extraordinária do Presbitério da Igreja Evangélica Central, onde nos apresentamos para a liderança e tivemos a oportunidade de falar de nossos planos para este ano.

No feriado de 1. de Maio, fomos auxiliar o acampamento os funcionários do Centro Jovens para Cristo que ocorreu em Mansoa, interior de Bissau, onde a Betsaida ministrou a Palavra num momento devocional com estes jovens.

Tivemos a alegria de receber a Roseni que chegou do Brasil e está morando conosco, ela participou do prático com a equipe anterior no ano passado, e agora retornou para Bissau como missionária permanente para expandir o Reino de Deus nesta terra tão abençoada por Deus.

E com imensa alegria recebemos a visita do Pr. João Osmar, líder da Secretaria de Missões da Igreja de Lagoinha e também nosso líder do seminário CTMDT. Fomos pastoreadas durante esta semana, ele conheceu as igrejas com a qual trabalhamos, e as necessidades das igrejas de obreiros e treinamento de líderes. Foi edificante para equipe sermos assistidas por nosso líder, e especialmente por ele conhecer nossa realidade do campo.

Pedidos de oração:

- Orem pelos jovens, para que Deus os liberte do alcoolismo;
- Orem pelo bem estar de nossa equipe em Bissau;
- Orem pela igreja do Senhor que está em Guiné-Bissau, para que Deus mande mais missionários para este país;
- Orem pelas necessidades dessas igrejas locais, para que Deus venha suprir as necessidades que cada igreja especificamente;

Estamos contentes por podermos estar compartilhando mais uma vez daquilo que o Senhor tem realizado aqui em Bissau.

Deus abençoe a todos ricamente!

Abraços fraternais

Alessandra, Betsaida, Suelen e Tirza.

Um comentário:

Butterfly Blog disse...

Deus abençoe a vida de vocês dando o sustento, a palavra dEle.
Sejam sempre instrumentos usados por DEus!!
Um forte abraço.
Rosângela